Bem-vindo ao seu Simulado Mestre Amador 04

1. 
Utilizando a Carta Náutica, resolva a questão que se segue: Qual a minha posição no instante em que marquei a Ponta Negra aos 000º e meu ecobatímetro registrava a profundidade de 46 metros?

2. 
Utilizando a Carta Náutica, resolva a questão que se segue: Minha embarcação navega aproada à Ilha de Maricás que está enfiada com a Pedra de Inoã. Ao cruzar o alinhamento, Ilha Rasa com Ilha de Palmas, guino para boreste e navegou sobre esse alinhamento até ter a Ponta Negra pelo meu través de bombordo. Qual seria a profundidade naquele momento sabendo que a tábua de marés indica +1,2 metros?

3. 
Utilizando a Carta Náutica, resolva a questão que se segue: Um navegante obteve tirou as seguintes distâncias-radar em um instante, para determinar sua posição: Ilha de Maricás – 12 milhas; Farol de Ponta Negra – 10 milhas. Nesse instante, qual deverá ser a marcação verdadeira que a embarcação faz do farol da Ilha Rasa?

4. 
Utilizando a Carta Náutica, resolva a questão que se segue: Para uma embarcação na posição latitude 23º 12’ 19” S e longitude 043º 03’ 15” W, qual a altura do farol marcado aos 033º verdadeiros?

5. 
A bordo de um barco, no mar, medimos a velocidade do vento na unidade de __________por intermédio de um instrumento chamado de ____________________:

6. 
No tocante aos ventos de superfície, é correto afirmar que eles sopram, de uma maneira geral:

7. 
Quando um barco está fundeado deve haver uma constante preocupação com a possibilidade do mesmo sair do local onde largou a âncora. Qual dos instrumentos abaixo poderia ser utilizado para fazer esta verificação utilizando marcações de pontos fixos em terra?

8. 
Uma carta náutica só pode ser considerada segura para que seja feita a navegação se:

9. 
Quando estamos navegando em águas restritas e desejamos seguir por rumos seguros e guinar em determinados pontos, sem utilizar equipamentos e instrumentos de navegação, podemos nos guiar, quando disponíveis e registrados nas cartas náutica, pelas (os):

10. 
De acordo com o Regulamento Internacional Para Evitar Abalroamento no Mar (RIPEM), durante a noite, duas luzes circulares em linha vertical, a superior branca e a inferior encarnada, no mastro de um barco em movimento, nos indicar que ali está uma:

11. 
Assinale, dentre as alternativas abaixo, qual material NÃO faz parte da dotação de uma balsa salva-vidas:

12. 
Estando o náufrago numa balsa salva-vidas, ele deve fazer uso da ração liquida (água) a partir do 2º dia e deve tomar:

13. 
O kit de primeiros socorros só é obrigatório a bordo de uma lancha de cerca de 10 metros se ela tiver uma lotação superior a:

14. 
Ao constatarmos que um passageiro de nosso barco caiu na água devemos imediatamente guinar a embarcação:

15. 
O que significa a letra “A”, espalhada na parte marítima de uma carta náutica:

16. 
A abreviatura “E” significa:

17. 
Cartas Náuticas que abrangem um extenso trecho, têm escala menor que 1:3.000,000 e se destinam ao estudo de grandes derrotas oceânicas, chamam-se:

18. 
O método de determinar a posição provável da embarcação, recorrendo-se somente às características do seu movimento, a partir de uma posição conhecida, chama-se:

19. 
Sendo o Rv = 000º e a Dmg = 20º E, então o Rmg será:

20. 
Sendo a Dmg = 20º W, Rmg = 090º e a MpBB = 090º, então a Mv será:

21. 
Sabendo-se que um observador em terra, com uma agulha magnética sem desvio, marcou uma embarcação aos 295º e, simultaneamente, a embarcação marcou este observador, aos 112º magnéticos, e sabendo-se que a Dmg = 12º W, o desvio da agulha magnética da embarcação será:

22. 
Sendo o Rv = 181º e a Dmg = 21º E, e o Dag = 5º W, então o Rag será:

23. 
Num radar, os controles utilizados para tirar as marcações e distâncias com maior precisão são:

24. 
As informações sobre alterações verificadas que interessam à navegação na costa, rios, lagos e lagoas navegáveis, divulgadas para alertar os navegantes e permitir atualização das cartas e publicações são por meio de:

25. 
As informações sobre alterações que afetam a segurança da navegação chegam aos navegantes pela transmissão via rádio de:

26. 
Os avisos costeiros cobrem as informações que interessam à navegação:

27. 
A publicação que nos fornecem as distâncias entre os principais portos do Brasil chama-se:

28. 
As publicações que apresentam os elementos da corrente de maré para diversos locais da costa brasileira chamam-se:

29. 
Embarcação a motor, com mais de 12 metros, com uma luz branca onde melhor possa se vista:

30. 
Deverá ser considerada uma embarcação alcançadora outra, toda embarcação que se aproximar de outra, vindo de uma direção de:

31. 
Embarcações de comprimento inferior a 12 metros deverão ter suas luzes de bordos com alcance de no mínimo:

32. 

33. 
Dois apitos longos de dois em dois minutos significam:

34. 
O sistema geodésico internacional adotado para referência do GPS é:

35. 
Um receptor GPS acoplado ao radar permite:

36. 
No GPS, WGS-84 vem a ser:

37. 
A intensidade do sinal para que um receptor GPS adquira os satélites é maior que a intensidade do sinal necessária para que o receptor acompanhe os satélites e leia suas mensagens. Essa proporção é de cerca de:

38. 
Quando colocamos peso em tanques acima do centro de gravidade de uma embarcação, pode ocorrer:

39. 
A distância vertical entre o plano de flutuação para imersão e a interseção da face superior do convés e a superfície exterior do casco, no plano transversal a meio navio, é definida com:

40. 
A elevação demasiada do centro de gravidade provoca um “GZ” negativo e sua estabilidade fica instável. Consequentemente a embarcação não permanece adriçada e apresenta uma inclinação angular denominada:

41. 
Quando embarcamos, desembarcamos ou removemos pesos a bordo da embarcação, ocorre: