Bem-vindo ao seu Simulado Mestre Amador 02

1. 
Utilizando a Carta Náutica, resolva a questão que se segue: Estava fazendo meu planejamento de singradura enquanto verificava os pontos de mudança de rumo. Sabendo-se que minha velocidade de cruzeiro seria de 15 nós e o rumo escolhido desde a Ilha Rasa pelo meu través, até o Cabo Frio pelo meu través, seria de 090º e o seguinte seria 060º. Qual a distância total a navegar entre os dois pontos de mudança de rumo e quanto tempo levaria? Dados: Posição inicial LAT = 23º 02’S e LONG – 043º 09’W. Posição de segunda mudança de rumo: LAT = 23º 02’S e LONG = 042º 00’W.

2. 
Utilizando a Carta Náutica, resolva a questão que se segue: Para se deslocar do ponto “A”, latitude 23º 09’ 40” S e longitude 042º 02’ 15” W, para o ponto “B”, latitude 23º 04’ 07” S e longitude 042º 29’ 00” W, em 3 horas, qual a velocidade no fundo que uma embarcação deverá desenvolver?

3. 
Utilizando a Carta Náutica, resolva a questão que se segue: Durante o período noturno, com boa visibilidade e considerando que uma embarcação na posição latitude 23º 06’ 40” S e longitude 042º 27’ 00” W navega no rumo magnético 273º, com velocidade de 7,5 nós, dentro de que intervalo de tempo o navegante visualizará o Farol das Ilhas Maricás? (considerando o desvio da magnética 0º e ano de 2006)

4. 
Utilizando a Carta Náutica, resolva a questão que se segue: Minha embarcação está saindo do porto do Rio de Janeiro em direção a Cabo Frio. Sabendo-se que minha posição atual é LAT = 23º 05’ S e LONG – 043º 05’ W, plote na carta, e determine qual o rumo aproximado que me deixaria o farol de Cabo Frio pelo meu través a 1,5 milhas de distância.

5. 
Uma embarcação navega no rumo verdadeiro 358º, marca um alvo aos 012º verdadeiros, que corresponde a 000º na agulha magnética, sendo dmg = 9º E, a Mp e o Da serão, respectivamente:

6. 
Estando uma lancha navegando aos 010º verdadeiros, sendo o desvio da giro de 0º e o Da = 3º E, marcou-se um alinhamento, pela giroscópica, das torres A e B aos 030º da proa, por bombordo, no momento em que a VT = 18º W. Logo, a dmg, a Mmg e a Mag foram, respectivamente:

7. 
O símbolo pontilhado com cor azul e numeração 11₃, no seu interior, na entrada da Baía de Guanabara, na carta de instrução, significa:

8. 
Na carta náutica, as letras “Chm” significam:

9. 
As altitudes de uma carta náutica são em:

10. 
Todas as alterações que afetam a segurança da navegação e que podem ser introduzidas na carta à mão ou por colagem de trecho, são divulgadas por:

11. 
As informações canceladas ou corrigidas em caráter permanente numa carta náutica, devem -ser

12. 
Círculo máximo da esfera terrestre, que divide em dois hemisférios:

13. 
Marcando-se um mesmo farol, em posições diferentes, e mantendo-se o mesmo rumo, durante o intervalo de tempo entre as marcações, obtém-se:

14. 
Assinale qual das alternativas abaixo são fenômenos que mais prejudicam a visibilidade ao nível do mar:

15. 
As nuvens mais preocupantes para o navegante, no que diz respeito à precipitação de chuvas fortes são as do tipo:

16. 
A formação de ondas em mar aberto depende da intensidade e direção do vento, da extensão da área geradora na direção do vento e da (do):

17. 
Uma das desvantagens do radar é:

18. 
Todas as águas jurisdicionais brasileiras estão situadas:

19. 
As profundidades registradas nas cartas náuticas são, com grande aproximação:

20. 
As variações da maré são de extrema importância para segurança da navegação. Se às 08:00 horas a altura da maré na baixa mar era de 0,2 metro, e às 13:30 horas a altura da maré na preamar era de 1,2 metros, então a amplitude da maré neste período foi de:

21. 
O sistema GPS (Global Positioning System) revolucionou a forma de se navegar e de se localizar sobre a superfície da terra, além de poder informar ao navegante:

22. 
De acordo com o Regulamento Internacional Para Evitar Abalroamento no Mar (RIPEAM), em que situações os sinais de apitos ou buzinas se repetem com intervalo de tempo de dois minutos entre eles?

23. 
De acordo com o Regulamento Internacional Para Evitar Abalroamento no Mar (RIPEAM), uma lancha com 8 metros de comprimento pode exibir quais luzes de navegação?

24. 
De acordo com o Regulamento Internacional Para Evitar Abalroamento no Mar (RIPEAM), quando encalhado, um navio com mais de 50 metros de comprimento deve içar no mastro durante o dia:

25. 
A âncora flutuante (âncora de fortuna) é parte integrante da (o):

26. 
Para determinação da profundidade com o prumo de mão, a velocidade precisa ser reduzida até o valor máximo de:

27. 
Para aterragem utilizando o radar, é oportuno recordar que, geralmente, as linhas de costa são mais baixas que as terras do interior e serão estas que fornecerão os primeiros ecos. Para avaliarmos se estamos mais próximos do que o radar está indicando deveremos checar a posição com:

28. 
Em radares marítimos, o sistema automático de acompanhamento e processamento de contatos é conhecido como:

29. 
A agulha giroscópica baseia-se no princípio do giroscópio, que possui duas propriedades básicas:

30. 
Publicações onde o navegador encontra detalhes dos portos, fundeadouros e costas:

31. 
A carta náutica é a representação gráfica:

32. 
A posição correta da carta, na mesa de navegação, é com o:

33. 
A forma mais correta de cruzar com uma embarcação vindo em sentido contrário é:

34. 
De acordo com o RIPEAM, os sinais sonoros que podem ser emitidos por apitos, buzinas ou ainda sinos, são utilizados em três situações:

35. 
O termo “embarcação com capacidade de manobra restrita” desgna uma embarcação que:

36. 
As cartas náuticas brasileiras podem adotar como referência para posições satélites:

37. 
A sigla MOB associada ao GPS significa:

38. 
Quando um receptor de GPS mostra a posição em 2D, quer dizer:

39. 
Quanto mais baixa a elevação do satélite em relação ao horizonte:

40. 
Quando colocamos pesos em tanques acima do centro de gravidade de uma embarcação, pode ocorrer: