Bem-vindo ao seu Simulado Instrumentos Náuticos

1. 
Sempre que usamos o ecobatímetro devemos acrescentar o valor da profundidade lida com:

2. 
Instrumento que registra a velocidade do vento:

3. 
A parte da agulha magnética, que permite que a mesma se mantenha na horizontal, apesar do jogo do navio é:

4. 
Aparelho, a bordo que indicar a pressão atmosférica do ar:

5. 
Dos instrumentos abaixo, o único que não é usado para marcação de pontos notáveis é o (a):

6. 
A parte componente de uma agulha magnética, que tem por função, compensar os seus desvios causados pelos ferros de bordo e pela presença de influências magnéticas da Terra, é denominada:

7. 
Os ecobatímetros sonoros possuem a frequência menor que:

8. 
A função do transdutor do ecobatímetro é:

9. 
O radiogoniômetro é o aparelho eletrônico que determina a direção da estação transmissora com referência a um plano determinado, usando a propriedade direcional da:

10. 
Dispositivo do ecobatímetro que transforma a energia elétrica em sonora é chamado de:

11. 
Equipamento eletrônico que indica a direção de uma estação rádio, para obtenção da posição de uma embarcação:

12. 
O instrumento que indica a direção de onde sopra o vento chama-se:

13. 
Para determinação da profundidade com o prumo de mão a velocidade precisa ser reduzida até:

14. 
A agulha giroscópica baseia-se no princípio do giroscópio, que possui duas propriedades básicas:

15. 
Para se obter retas de posição, podemos utilizar:

16. 
Para que serve o Barômetro? E para que serve a bordo?

17. 
O princípio fundamental do ecobatímetro é:

18. 
A indicação da profundidade em um ecobatímetro pode ser:

19. 
O certificado de compensação da agulha magnética deve, preferencialmente, ser renovado a cada:

20. 
O instrumento que utiliza o norte verdadeiro como referência, mas também pode ter desvios é chamado de:

21. 
A grande vantagem da agulha magnética sobre os demais instrumentos é que ela:

22. 
No mar, as direções são obtidas través do uso de:

23. 
O tipo de onda emitida pelo ecobatímetro é a:

24. 
Para aterragem utilizando o radar, é oportuno recordar que, geralmente, as linhas de costa são mais baixas que as terra do interior e serão estas que fornecerão os primeiros ecos. Para avaliarmos se estamos mais próximos do que o radar está indicando deveremos checar a posição com:

25. 
Os odômetros necessitam de aferição periódica. O processo mais comumente usados para esta aferição chama-se:

26. 
A agulha que combina os efeitos do magnetismo e do giroscópio é chamada de:

27. 
O único odômetro que mede a velocidade no fundo é o odômetro:

28. 
A agulha magnética (bussola) de meu barco utiliza como referência o Norte Magnético, que poderá não estar no mesmo local do Norte Verdadeiro, podendo estar à esquerda ou à direita. O ângulo entre esses dois “nortes” é chamado de:

29. 
Instrumento que registra a velocidade do vento:

30. 
A ferramenta tradicional do navegante para determinar a direção de qualquer linha traçada na carta náutica e para traçar uma linha em uma direção especificada, chama-se:

31. 
As direções no mar são obtidas pelo uso:

32. 
Além de nos permitir seguir um rumo previamente definido, a agulha magnética também pode ser utilizada para:

33. 
O equipamento que permite o traçado de arcos de distâncias maiores que a abertura máxima de um compasso comum, chama-se: